O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou durante evento no teatro Unipar, na última sexta-feira (9), o credenciamento do hospital Norospar em neurocirurgia de alta complexidade. O avanço é importante para toda a região que abrange os municípios de Umuarama, Cianorte, Campo Mourão e Paranavaí.
O hospital agora é habilitado para a realização de cirurgias para colocação de próteses na coluna, retirada de aneurisma cerebral ou tumores na coluna e na cabeça, por exemplo. Para receber a especialidade, o centro cirúrgico foi reformado e ganhou novos equipamentos.
O investimento realizado foi em torno de R$ 1 milhão. Entre as especificidades para a neurocirurgia, foi adquirido um moderno microscópio cirúrgico e um craniotomo, instrumento utilizado para abrir o crânio.
De acordo com o médico neurocirurgião Danilo Bernardi, o processo de credenciamento durou cerca de dois anos. “Alta complexidade é uma definição do Ministério da Saúde para qualificar as instituições autorizadas a realizar procedimentos cirúrgicos com a utilização de materiais de alto custo, como é o caso das próteses de coluna”, explica.
Para o médico, o investimento em tecnologias e materiais colocou o município como centro regional da especialidade para atendimento de urgência no traumatismo craniano e da coluna vertebral, no acidente vascular cerebral, tumores cerebrais e malformações pediátricas do sistema nervoso. “Assim Umuarama consagra-se como polo médico de destaque em mais uma especialidade”, destaca.
Mais agilidade:
O credenciamento da Norospar em neurocirurgia de alta complexidade vai tornar o atendimento de situações de risco muito mais ágil.
“A remoção do paciente para cidades distantes sempre significa um risco a mais. No caso de pacientes com traumatismo craniano ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo, o tempo é um fator preponderante. Quanto antes ele for atendido, maiores serão suas chances”, diz o médico.