Ação em frente ao Hospital Norospar vai orientar a população sobre doação de órgãos

11/10/2022 Norospar

Em alusão à Campanha Setembro Verde, realizada todos os anos para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro - próxima terça-feira (27) - a CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital NOROSOPAR irá realizar a Parada da Saúde, a partir das 9 da manhã, em frente ao Hospital. A comunidade de Umuarama e região está convidada. 


Durante toda a manhã serão ofertados exames preventivos, como glicemia e aferição de sinais vitais, orientações de saúde e sobre a doação de órgãos. Médicos e profissionais de saúde da NOROSPAR e estagiários do Curso de Enfermagem da Unipar participam da ação. 
“Nosso objetivo é divulgar informações sobre a doação de órgãos para conscientizar as pessoas da importância deste ato para a continuidade da vida”, disse a enfermeira Danusa Goin, coordenadora da CIHDOTT. 
De acordo com dados do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, no ano passado foram efetivadas 412 doações de órgãos e tecidos no Estado. A CIHDOTT do Hospital NOROSPAR, no primeiro trimestre de 2022, obteve 100% de taxa de conversão, ou seja, autorização familiar para captação de órgãos e tecidos.
“Este resultado é fruto de um trabalho contínuo realizado pela Comissão da NOROSPAR, que trabalha integrada de forma a esclarecer e informar familiares de possíveis doadores. A doação de órgãos é um direito da família e isso precisa ser pontuado. A doação de órgãos é uma forma de dar continuidade à vida e uma oportunidade de salvar vidas. É mesmo um gesto de amor genuíno”, destacou Danusa.

 

CONHEÇA A CIHDOTT DA NOROSPAR
A Portaria nº 2.600, de 21 de outubro de 2009, do Ministério da Saúde exige que os hospitais públicos, privados e filantrópicos tenham uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). 
É a CIHDOTT que efetiva as doações de órgãos e tecidos realizadas no Hospital NOROSPAR e é responsável por promover o acolhimento das famílias doadoras; viabilizar a realização dos diagnósticos de morte encefálica; identificar os potenciais doadores; incentivar programas de qualidade e boas práticas relativas às doações e aos transplantes de órgãos, tecidos, células ou partes do corpo.

A CIHDOTT da NOROSPAR é composta pelos seguintes profissionais: Danusa Goin – enfermeira e coordenadora; Thais Godinho – assistente social; Dr. Mauro Jardim – médico; Dra. Ana Carolina Lopes – médica; e Luanna Nunes – psicóloga. 
“Todos estão convidados para conhecer esse trabalho, especialmente quem estiver nas proximidades do Hospital NOROSPAR, na próxima terça-feira, 27 de setembro. Membros da nossa comissão e outros profissionais estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas sobre doação de órgãos. É uma oportunidade também para cuidar mais e melhor da saúde”, finalizou a enfermeira Danusa.


Fonte: Movimento Saúde

 

 

 

© 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por